terça-feira, 12 de agosto de 2008

BE A BA dos Parques

Há algum tempo tenho pesquisado sobre as classificações de parques existentes no mundo, e através pesquisas em diversos artigos, e colaboração de material de um amigo meu, constatei que existem em torno de 13 tipos diferentes de parques espalhados pelo mundo. Lembrando sempre, que um parque pode pertencer a mais de uma classificação ao mesmo tempo.

Nesta matéria pretendo dar uma breve descrição de cada um deles, e dar alguns exemplos de parques tanto nacionais, quanto internacionais.

CLASSIFICAÇÃO DOS PARQUES

1- Parque Móvel Clássico

Os parques itinerantes, como são chamados, não têm locação fixa, geralmente são instalados em terrenos alugados ou cedidos por órgãos governamentais, que geralmente são escolhidos por estarem próximo a grandes concentrações da população e de fácil acessibilidade.

Permanecem no local por um período pré-determinado, conhecido como “temporada”, que pode ser escolhido inclusive para acontecer junto com eventos e acontecimentos regionais como feiras, festividades locais e religiosas, exposições, etc. Após esta, os equipamentos e toda estrutura do parque são desmontados e “mudam-se” para o próximo destino, já previamente estabelecido.

2- Parque Fixo Clássico

A. Parque de Atrações ou “Iron Park”

O tipo de parque mais tradicional existente no mundo, possui uma locação fixa, estrutura própria e seus principais atrativos são os “rides”, mais conhecidos como brinquedos e montanhas russas.


B. Parque Tradicional Europeu ou Pré Temático

São parques que não possuem uma tematização central, nem “regiões distintas” subdivididas de acordo com um tema específico. Podem ter rides tematizados, porém não possuem vínculo nenhum com temas específicos da área em que estão localizados.

3 – Parque de Conveniência

São parques geralmente instalados dentro ou na extensão de Shoppings Centers, seu principal público são as famílias que freqüentam os shoppings, e geralmente são as únicas opções de lazer, junto com os cinemas.

4 – Parque Aquático

São os parques cuja principal atração é a água, composto geralmente por muitas piscinas, toboáguas, e diversas outras atrações, é o tipo de parque mais presente no Brasil.


5 – Parque Temático

A. Personagem de Conhecimento Público

São Parques em que geralmente um personagem fictício (ou vários) tem um forte apelo de conhecimento junto ao público. Este personagem, geralmente é o principal tema do parque, e exerce grande influência sobre o público em geral.


B. Personagem Vivo de Forte Presença na Mídia

São parques em que um (a) personagem ou personalidade famosa viva, exercem forte influência na concepção do mesmo, geralmente sua imagem é associada ao empreendimento e são fortemente conhecidos na mídia.

C – Cinema e Televisão

São parques que estão associados a grandes empresas de cinema e televisão, geralmente construídos por empresas terceiras, mas que possuem os direitos do uso de imagem das mesmas. O grande atrativo desse tipo de parque é a interatividade em relação a participação do público com grandes filmes, através de simuladores, pocket shows, participação interativa em filmagens, dentre outros.

4 – Multi-Temático

São Parques que possuem mais de uma “região” com temas distintos, e a temática das atrações correspondem ao local em que estão inseridas, geralmente são parque que possuem mais de um tipo de atividade além dos rides, como shows, mini-fazendas e zoológicos.

5 – Países e Históricos

São aqueles em que a temática principal, são os países ou fatos históricos. As atrações e temas geralmente são reproduzidos de acordo com a arquitetura, costumes e culinária de cada local.

6 – Parque Participativo de Animais

São aqueles em que o tema central são os animais, tanto aquáticos, quanto terrestres, toda a temática é baseada em diferentes tipos de animais, e a presença dos mesmos é fortemente explorada através de shows, aquários, passeios com animais soltos, dentre outras atrações.


7 – Parque Científico e Pedagógico

Este tipo de parque está cada vez mais em ascensão, com a nova tendência do entretenimento, em aliar diversão e aprendizado. Essa categoria de parques, embora muitas vezes possa não ter atrações como montanhas russas, mas são muito importantes, pois abordam temas pedagógicos, e de formação cultural, não só para crianças, como também adultos.

8- Parque Associado a Esportes

São Parques com temática esportiva, em que geralmente as atrações estão ligadas à prática de esportes radicais de forma segura e controlada. Incentivam o público a experimentarem os diferentes tipos de sensações trazidas pelos esportes, sejam através de simuladores, torcida em competições automobilísticas, dentre outros.


Gostaria de deixar bem claro que atualmente o entretenimento e lazer têm dado passos grandes, que muitas vezes nem conseguimos acompanhar, e podem haver muito mais classificações de parques espalhadas por este mundo, que podemos até desconhecer, porém aqui nesta matéria, procurei abordar os principais e mais importantes.

Texto - Fábio Araújo

Material de Apoio - Trechos retirados do material de apoio do curso de aprimoramento profissional: "O Mundo encantado dos Parques Temáticos" - ministrado por Jorge R. B. Drabczynski

Imagens - sites diversos

Um comentário:

Ministério disse...

Descubra qual a unidade da rede Aqui Tem Farmácia Popular mais próxima de sua residência: http://bit.ly/gdHZBb. #saúdenãotempreço

Siga-nos no Twitter e fique por dentro desta campanha: www.twitter.com/minsaude
Para mais informações: comunicacao@saude.gov.br ou www.formspring.me/minsaude
Obrigado,
Ministério da Saúde